Mercado imobiliário
02.set.2015

Presidente do Creci acredita na recuperação do Mercado

Em um curto espaço de tempo a situação deverá se reverter
O impacto da Nova Lei de Zoneamento na cidade de São Paulo foi tema da palestra com o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis - Creci, José Augusto Viana Neto, realizado na noite desta terça-feira, 1 de setembro, no auditório da Associação Comercial, localizado na zona norte de São Paulo. Evento contou com apoio do Portal ZN Imóvel.

"Esse tipo de evento é muito importante porque abordamos assuntos relacionados ao código de obras da cidade, lei de zoneamento, questões relativas ao desenvolvimento imobiliário da cidade de São Paulo que tem sofrido muito nos últimos anos", comenta José Augusto Viana Neto, presidente do Creci.

O Novo Plano Diretor Estratégico tem como finalidade incentivar o crescimento e a transformação da capital nos próximos 16 anos. O seu objetivo é definir as diretrizes do desenvolvimento urbano como as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), reduzir o déficit habitacional, solucionar o problema de moradia na cidade, incentivar o uso de transporte coletivo, preservar o patrimônio, valorizar o meio ambiente e promover iniciativas culturais.

"Vejo algumas regiões degradadas da cidade em que necessitam de algum estimulo para que possam readquirir uma valorização imobiliária e ter um índice de ocupação mais alto. O preço por metro quadrado caindo a cada dia, proporcionando desemprego impossibilitando renda e quando chega a hora de discutir o plano diretor é o momento para colocar as coisas no lugar. Por outro lado, seria interessante que essa discussão fosse permanente", declara o presidente.

Viana alerta cuidado com as expectativas das novas medidas "É preciso ter paciência com os debates do plano diretor. Além de saber abrir mão e aceitar que não dá para viver em uma cidade perfeita e São Paulo jamais será perfeita. É uma cidade maravilhosa para se viver e trabalhar. Porém, é uma cidade que não descansa no sentindo das alterações necessárias. E o plano diretor é voltado para melhorias nas questões do dia a dia e do nosso trabalho."

O presidente também ressalta a força que tem a economia da capital paulista para dar a volta por cima. "São Paulo tem uma capacidade de recuperação fora do comum. Já passamos por quantas crises e demos a volta por cima? Em um curto espaço de tempo tudo indica que a situação deverá se reverter."

Viana prevê como vai acabar a discussão do Novo Plano Diretor. "Não acredito em um final tranquilo. Vai ficar muita coisa por resolver. Aí é onde temos que cobrar das autoridades de manter aberta essa discussão e uma alteração constante de acordo com a vocação de cada rua, de cada bairro e de cada cidade. Lembrando que o interesse coletivo deve estar acima do interesse particular. Mas cada um deve lutar com unhas e dentes pelos os seus direitos e necessidades. Nós devemos ter paciência para que a cidade possa viver em harmonia."

O presidente encerra a palestra com uma frase para reflexão daqueles que sonham com uma cidade melhor.  "Acredito que precisamos ser otimistas, críticos e ter uma participação política atuante." 

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/