Mercado imobiliário
14.mar.2016

Alugar um imóvel é uma boa alternativa neste momento?

O valor da locação é mais em conta comparado com outros
Em momentos de dúvidas e incertezas da economia brasileira, o aluguel tem sido uma excelente alternativa. A crise mexe diretamente com os orçamentos das famílias já que estão mais cautelosas para assumir longas dívidas. E isso faz com que as pessoas comprem menos. 

Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo - Creci-SP, o mercado de venda de imóveis residenciais usados fechou 2015 com uma retração de 8,27%, já o segmento de locação apresentou crescimento de 48,02% no acumulado do ano. 
   
"As famílias tiveram o orçamento comprometido pela crise econômica e, impossibilitadas de comprar a casa própria, tiveram de apelar para a locação. Esse movimento de troca da compra pelo aluguel deverá continuar neste ano", afirma José Augusto Viana Neto, presidente do Creci.

A taxa de desemprego que cresce a cada mês e os juros altos trazem incertezas neste momento de crise, por isso muita gente pensa duas vezes antes de fazer um novo investimento. A compra de um imóvel exige um estudo detalhado, pois o valor comprometerá boa parte da renda familiar por um longo período. 

Fizemos uma análise simples ao comparar o pagamento do crédito imobiliário com a locação de unidades na zona leste de São Paulo. Em um apartamento de 50m2, o valor mensal da parcela do financiamento será de aproximadamente R$ 2.500,00. Já aluguel desta mesma unidade vai ser em torno de R$ 1.250,00 ao mês (sem a taxa do condomínio).

Diante da comparação de preços, fica claro que o valor da locação é mais em conta, pois os juros do crédito imobiliário são mais altos e acarreta em um aumento significativo no financiamento. Por outro lado, esse locatário nunca será o proprietário caso ele não arrisque fazer esse investimento no futuro.

Portanto, os números comprovam que o momento é propício tanto para o proprietário que enxergou que é melhor alugar do que ficar com o imóvel parado, quanto para o inquilino que percebeu o poder de negociação. Com uma boa pesquisa é possível encontrar excelentes ofertas e grandes chances de garantir descontos consideráveis.

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/