Mercado imobiliário
18.abr.2016

Do outro lado

Como uma notícia ruim pode ser vista de forma diferente
Parece que sempre batemos na mesma tecla, mas é inevitável usar alguns lugares-comuns quando queremos nos referir às oportunidades de mercado. Neste caso é uma expressão que o Grupo SP Imóvel sempre prima: ver o copo meio cheio ao invés de meio vazio. Ou sempre procurar ver o bom em meio a tanta notícia ruim.

Recentemente a Prefeitura de São Paulo divulgou que a cidade conta com 2 milhões de metros quadrados de imóveis sem uso. A notícia é um alerta a donos de imóveis vagos e a possibilidade de eles serem ser usados para atender à demanda por habitação na Capital, principalmente para as chamadas Habitações de Interesse Social (HIS). A pena para quem não regularizar a situação é dobrar o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cinco anos e desapropriação para uso social. Como unidade vazia, a prefeitura entende as que não são utilizados, subutilizadas ou não edificadas.

É um total de mais de 1,3 mil imóveis e 63% dessa lista são edifícios, 26% terrenos vazios e 11% são imóveis com construções consideradas inadequadas ou insuficientes. De acordo com as tabelas da prefeitura, 63% desses imóveis notificados estão na área da Operação Urbana Centro, 25% em áreas de Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) 2, 3 e 5 e 12% na Operação Urbana Água Branca, na Zona Oeste. 

Mas onde está o copo meio cheio? Em meio a uma fase em que os negócios estão em baixa e os preços de metro quadrado em alta, esse tipo de imóvel/terreno pode ser uma oportunidade e tanto para incorporadores ou mesmo compradores em potencial. Se as unidades não estão em uso, mas estiverem em condições legais de venda (entenda-se documentação em ordem) ou mesmo os imóveis necessitarem de pouca reforma, podem ser interessantes às oportunidades. Cabe aos interessados garimpar essas possibilidades.
#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/