Mercado imobiliário
26.abr.2021

Inovação: tecnologias no mercado imobiliário para ficar de olho

Muitas inovações tecnológicas prometem transformar o setor no futuro


Os avanços da tecnologia mudam da noite para o dia a forma como trabalhamos em qualquer setor do mercado de trabalho. O setor imobiliário também não ficou de fora dessa tendência e, atualmente, já está aplicando uma série de inovações que visam, principalmente, auxiliar as pessoas que estão em busca de um imóvel para comprar.


Desde alternativas 100% virtuais de atendimento até uma mudança radical na forma de se construir uma casa, muitas tecnologias já estão em vigor no mercado imobiliário e outras ainda estão em fase de testes. A primeira e mais básica delas são os anúncios personalizados, que, graças à grande quantidade de dados coletados rede adentro, se adequam ao que cada pessoa busca nos mínimos detalhes, facilitando a vida do cliente e do corretor. A pessoa acaba encontrando o imóvel que deseja com mais facilidade e o corretor tem mais facilidade na hora de fechar a venda.


Outras ferramentas tecnológicas voltadas para atendimento também estão ficando populares. Pode ser bem desgastante ter de lidar com vários corretores e tirar sempre as mesmas dúvidas a cada imóvel visitado, então a solução que muitos lugares estão adotando é oferecer atendimento via chatbot e visitas virtuais. Dessa forma, quem está procurando por um imóvel pode ter uma experiência mais prática de maneira geral, sem o desgaste de contatos simultâneos com várias imobiliárias.


O chatbot é uma inteligência artificial que serve como intermediário no primeiro contato, respondendo às dúvidas mais básicas do cliente. Quem preferir ainda pode optar por um atendimento virtual completo, graças às ferramentas de visitas virtuais, que permitem um tour pelo imóvel feito totalmente através de uma plataforma digital. Na correria do dia a dia, esta é uma opção muito viável para aqueles que não podem comparecer presencialmente à visita. Nesse caso, é possível conhecer o local por meio de tecnologias como realidade aumentada ou realidade virtual, por exemplo. Essas facilidades, proporcionadas pela tecnologia, ganham ainda mais importância no contexto atual, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, que tem restringido os encontros presenciais.


Uma outra tecnologia que promete revolucionar o setor da engenharia civil em um futuro não tão distante é a de construção de casas com impressoras 3D. A ideia parece absurda, mas em março de 2018 um imóvel de 60 m² foi construído do início ao fim por uma única impressora 3D – tudo em menos de 24 horas. O feito faz parte do projeto da Icon, que visa criar casas seguras e funcionais com problemas à políticas habitacionais. Com a popularização desta tecnologia, as pessoas não precisarão mais esperar tanto para poderem usufruir de seu investimento, pois as casas serão levantadas praticamente “da noite para o dia”. 


Essas são apenas algumas das tecnologias que estão revolucionando o mercado imobiliário. Como essas ferramentas estão em constante evolução, provavelmente, ainda será possível ver muitas outras novidades em um futuro próximo.

 

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/