Notícias do seu Bairro
26.mai.2021

Os melhores Parques de São Paulo

Indicados por especialistas, moradores e amantes de áreas verdes

O lazer do paulista em áreas abertas, ou seja, locais outdoors são geralmente em parques, ciclofaixas, abertas aos domingos para milhares de ciclistas, e grandes avenidas como a Av. Paulista e o Minhocão.

Porém, no atual cenário do país, o Governo, no intuito de diminuir a contaminação pelo Covid-19, muitos locais, inclusive parques e espaços para ciclistas ficaram fechados. Isto deixou os moradores da capital se sentindo ainda mais sufocados com o isolamento social, fomentando a necessidade de sair para caminhar, pedalar e passear com os filhos.  Felizmente, agora, com a reabertura parcial de muitos desses espaços é possível frequentá-los novamente, tomando os cuidados necessários, é claro.

Ibirapuera vista de cima

 

Como a capital é muito grande, separamos através dos links abaixo os melhores e maiores Parques de toda cidade de São Paulo para facilitar sua busca. Clique nos links abaixo:

 

Contudo, vemos que ainda há uma boa parte da população que não se habituou a usufruir de Parques e Praças, como fazem, por exemplo, nossos hermanos argentinos em todas as estações do ano. É uma pena, pois a diversas atrações oferecidas aqui são pedidas, às vezes por conta da correria, outras por falta de conhecimento com a pouca divulgação que é feita desses espaços.

É importante que nós, como cidadãos e pela busca de uma vida urbana com mais saúde e bem-estar, cobremos nossos governantes e políticos para que melhorem a qualidade das nossas Praças e Parques, assim como a expansão das Ciclofaixas, pois muitos desses locais ficam abandonados ou malcuidados por longos períodos e são danificados. É necessário que, principalmente nos períodos das eleições, cobremos melhorias efetivas na manutenção e aumento dos investimentos.

Do mesmo modo, é importante que canais para sugestões, reclamações e denúncias de parque e praças sejam acessíveis e eficazes para as que as pessoas possam exercer sua cidadania.

O Portal SP Imóvel avaliou a única ferramenta eletrônica disponível para fazer denúncias sobre a gestão de praças e parques no Portal SP 156 da Prefeitura de São Paulo e descobrimos que o link exposto na página inicial não funciona. Além de não localizado nenhum canal rápido para fazer sugestões e pedidos de informações.

Apenas foi encontrado um Decreto (nº 42.239 de 2002), que joga a responsabilidade para às Subprefeituras. Estas não disponibilizam canais eletrônicos de comunicação. Isto é, somente presencialmente nas Subprefeituras é possível falar a respeito. Indo mais a fundo nos links de sugestões, denúncias, etc., sobre as praças, localizamos apenas esses link no SP 156 da Prefeitura de São Paulo na busca - Clique abaixo:

 

Quanto às buscas e pesquisas no portal do Governo do Estado de São Paulo, consta a informação que a responsabilidade desses espaços é da Prefeitura de São Paulo. Inclusive, navegamos no link da Ouvidoria do Governo e não logramos êxito. Além de complexo, não consta nenhum link com o termo “Parques” ou “Praças”, ou seja, aparentemente não existe nenhum contato eletrônico fácil de localizar ou simplesmente não existe.

 

Dessa forma, percebemos extrema dificuldade em sugerir, reclamar e denunciar sobre a situação das praças e parques da nossa Cidade, onde a sensação é de que todos os esforços para contribuir com a melhoria dos ambientes coletivos não trazem resultados. 

 

É importante frisar também que a boa manutenção de Parques e Praças faz automaticamente valorizar o mercado imobiliário de uma região, pois quanto maior o lazer no entorno de um bairro, maior será a qualidade de vida dos moradores. Quem não sonha em acordar, sair de casa a pé e dar uma volta em uma linda praça ou parque bastante arborizado e limpo minutos da sua casa? Ou sair para fazer uma boa caminhada ou corrida em um belo dia de sol? Por isso devemos preservar e fiscalizar nossas praças e parques.

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/