Decoração
29.jun.2021

Valoriza o imóvel investir em uma boa cozinha?

Saiba mais sobre como planejar a sua cozinha
A cozinha é uma das principais tomadas de decisão em um projeto de um apartamento ou casa, pois é nela que você passará várias horas do dia. Portanto, é muito importante planejar com cuidado cada detalhe, para que o dia a dia, seja funcional, prático e aconchegante. 
 
De acordo com a arquiteta Tauhane Boucault, que tem o escritório de arquitetura de interiores Amarelas Studio, entre os principais cuidados na hora de montar o projeto de uma cozinha é a questão da disposição do espaço, volume de armários, escolha dos equipamentos e a análise das bancadas.
 
 

Disposição do espaço

Disposição do espaço porque um ambiente de serviço (em que se usam facas, etc) não pode ser um espaço apertado, deve-se considerar pelo menos 80 centímetros de espaço de circulação entre a mesa e a bancada, por exemplo.
 
 
Volume de armários
 
A cozinha é um ambiente que requer muitos equipamentos e utensílios domésticos. Além disso, as cozinhas estão se tornando cada vez menores, então, os armários devem ser pensados de maneira a otimizar o espaço. Portanto, é muito importante pensar na medida dos equipamentos que devem ser compatíveis com o espaço que terá disponível no armário, por exemplo.
 
 
Equipamentos:
 
Existem equipamentos 127V e 220V, existem equipamentos que sua cozinha está preparada para recebê-lo e existem equipamentos que sua cozinha pode não possuir infra para receber, por exemplo uma coifa. Entender a infraestrutura que a sua cozinha oferece e escolher os equipamentos de forma adequada para isso é muito importante.
 
 
Análise de bancadas:
 
É muito importante ter uma área considerável em bancadas para que seja possível o preparo correto dos alimentos, quanto mais área melhor!
 
 
Projeto Zuquim, do escritório Amarelas Studio - Foto: Fotógrafa Ana Helena Lima
 
 
“Inclusive, é importante ter sempre um bom projeto de cozinha no imóvel, pois na hora de vender ou alugar o ambiente poderá  fazer a diferença em quase 50% entre fechar ou não um negócio. Investir em bom projeto inicial não é gasto...é investimento”, afirma Marcel de Toledo,  diretor de marketing do Grupo SP Imóvel, que já atuou como corretor de imóvel. “Perdi as contas de quantos negócios deixei de fazer por causa da cozinha mal projetada.”
 
Com isso, devemos pensar em quais itens são essenciais para esse projeto! “Além dos itens citados acima, acho que é muito importante pensar na elétrica da cozinha, se os disjuntores e afiação suportarão os equipamentos que se pretende ser colocar”, aponta Tauhane.
 
Uma dúvida que pode surgir também é se é recomendado primeiro escolher os eletros para depois fazer a medida em sua residência, baseando no seu móvel? Ou se primeiro vem o layout da cozinha e os eletros são escolhidos a partir das medidas já feitas? Para a arquiteta, primeiro sempre vem o layout, afinal, existem eletros de todos os tamanhos. Então, é muito importante pensar primeiro onde irá o que, e depois pensar no eletro que cabe no espaço que você destinou para ele e se ele funciona bem no local.
 
“Exemplo, se a porta da geladeira abre com folga no espaço a frente e nas laterais. O layout vem primeiro para nortear os processos posteriores. Com a escolha dos equipamentos e projeto de marcenaria/móveis planejados ele sofre algumas adequações, mas não muito significativas”, explica Boucault.
 
Já em relação aos tamanhos, Tauhane diz que as portas dos móveis devem ser pensadas na altura em que estão em relação ao piso. “Se forem portas altas, indico basculantes. Se forem portas abaixo da bancada, pode ser gavetas ou portas de abrir. O importante é considerar o espaço de abertura da porta e mais uns 40cm atrás para circular quando estas estiverem abertas.”
 
 
Foto: Fotógrafa Ana Helena Lima
 
 
Atualmente, no mercado possui diversidade de produtos e muita variedade de cores. Por isso, é preciso atenção e cuidado na hora de escolher as tonalidades os materiais adequados para deixar a cozinha moderna, bonita e aconchegante. 
 
“Não existe uma regra para a escolha das cores. Vai muito do gosto da pessoa que vai usar a cozinha. O belo é muito relativo! Acho que só tenho objeções à questão da composição dos materiais. Uma delas é o fato de sempre indicar cerâmica ou porcelanato no piso e nas paredes que têm contato com bancada com cuba ou bancadas com fogões/cooktops. Além disso, acho que a única materialidade a ser evitada é mármore em bancadas de cozinha e granitos claros, por serem pedras muito porosas e mancharem fácil. De resto, pode soltar a imaginação”, aponta a arquiteta.
 
Com tanta modernidade e com o passar do tempo, os gostos e costumes das pessoas acabam se refinando e modificando, já não seguindo mais o mesmo padrão e o tradicional. Diante deste conceito, surgem no mercado muitas cozinhas unificadas com a sala, cozinhas americanas, cozinhas com ilhas.
 
“As cozinhas unificadas com a sala proporcionam um ambiente mais amplo, mais aberto, arejado e iluminado, o que promove maior bem-estar nos habitantes da casa e convívio da família. Por outro lado, a bagunça de uma eventual cuba com muita louça e à gordura ao cheiro de comida que podem se espalhar pelo ambiente, se este não tiver um bom sistema de depurador ou coifa para promover a limpeza”, comenta a arquiteta.
 
Por isso, é imprescindível saber qual a diferença entre exaustor, coifa ou depurador?
 
  • Exaustor: é um ventilador que eleva o ar, então ele tira o ar com gordura da superfície que encostamos, mas não necessariamente tira o ar com gordura do ambiente. 
     
  • Depurador: é um equipamento que filtra a gordura do ar, mas devolve o ar para o ambiente do qual tirou. 
     
  • Coifa: tem um duto que suga o ar e, também por exaustão, o manda para fora do apartamento ou casa, então o ar com gordura não retorna para o ambiente. Mas aqui é importante se atentar ao fato de que muitos apartamentos, por exemplo, não possuem infra para coifa, que depende do duto e de uma veneziana na fachada do edifício. Por isso, em alguns casos temos que utilizar o depurador.
 
 
Cozinha sem coifa ou depurador apropriado, ou seja, sem saída de ar, pode ser um problema. “Só é um problema se a pessoa cozinha MUITO e se o fogão ou cooktop não estiver perto de uma janela. Na verdade, o depurador não faz com que o ar saia da cozinha, só a coifa faz isso. Nem toda cozinha pode ter uma coifa, mas toda cozinha pode ter um depurador, basta apenas conectá-lo na tomada e que este seja bem dimensionado para o fogão/cooktop sobre o qual será instalado”, explica a arquiteta.
 
Uma cozinha bem planeja e executada pode mudar a harmonia da sua moradia, deixando um ar mais leve e chamativo, tanto para você, quanto para eventuais visitas que poderá receber. Por isso, deve-se pensar muito bem na hora de planejar uma cozinha para sua residência. É um dos lugares mais importantes da casa e pede o máximo de atenção.
 
 
 
Se ficou interessado e gostaria de contatar a arquiteta Tauhane Boucault ou a fotógrafa Ana Helena Lima, abaixo seguem as informação para contato:
 
Instagram Arquiteta: @amarelasstudio
Site Arquiteta: bio.site/MM4PVQ
Instagram Fotógrafa: @anahelenalima.foto
#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/