Curiosidades
02.ago.2021

As 7 padarias mais antigas de São Paulo

O pão é um dos itens que não falta na mesa dos brasileiros, principalmente de manhã com aquele café coado.
O pão é um dos itens que não falta na mesa dos brasileiros, principalmente de manhã com aquele café coado. E quando o assunto é padarias, sabemos que os paulistas não são apenas grandes fãs delas, como ilustram muito de sua história. A propósito, na Capital encontramos a primeira do Brasil. Confira neste artigo as 7 padarias mais antigas de São Paulo e outras curiosidades:
 
 
Ao pensar que os primeiros pães chegaram a terras brasileiras junto com os portugueses durante o período da colonização vemos a longa jornada e espaço que conquistaram no país com o passar dos séculos. 

No início, esses pães eram duros e escuros e somente com a vinda da farinha americana, tempos depois, o pão branco passou a ser consumido e popularizado. Muitas receitas, assim como o aumento da produção e da sua comercialização em diferentes regiões deram-se no sec. 20. Aliás, os primeiros estados a criarem padarias foram: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Em são Paulo, o pão que mais é pedido, sem dúvidas, é o pão Francês, também conhecido como pão de Sal e pão Careca. Antigamente, ele se parecia mais com a baguete francesa e chamava-se Filão, com o tempo diminuiu de tamanho e virou a Bengala, que originou o pãozinho como conhecemos.

Segundo a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), hoje, temos mais de 70 mil padarias no país, sendo predominantes as de pequeno porte e de administração familiar. 
 
1. Padaria Santa Tereza

Criada em 1872, a Santa Tereza é a padaria mais antiga de São Paulo e do país. Está localizada no Centro Histórico e já do primeiro andar se vê a Catedral da Sé – o  curioso é que ao construir a Catedral a padaria já existia há 41 anos.

Os patês em conjunto com os pães italianos são o mix perfeito para começar o dia e o bolo de curau é muito pedido pela clientela no local e muitas personalidades e turistas já frequentaram o local. 

Endereço: Praça Dr. João Mendes, 150, Centro Histórico de São Paulo – GOOGLE MAPS.
Contatos: (11) 3111-1030 / 11963494114
Horários de funcionamento: segunda a sexta, das 6h às 20h / sábado, das 6h às 19h.
Mais informações: Facebook, Instagram
 
 
 
2. Italianinha

A Italianinha é um pequeno empório com jeito de mercearia que teve sua data de inauguração em 1896. Administrado atualmente por Sandra Franciulli, herdeira do negócio que pertenceu ao seu avô e seu pai e o forno, onde cabem cerca de 300 filões, ainda é o mesmo desde a fundação.

Em agosto de 2016, o local recebeu selo do Conpresp, órgão municipal de proteção ao patrimônio, que dá ao lugar reconhecimento de “Valor Cultural e Histórico”, embora não seja salvaguardado pela prefeitura. 

Uma das características que demonstra a peculiaridade dessa padaria é que a fermentação do pão italiano original é natural e todo o processo preservado. 

O avô de Sandra trouxe da Itália a “massa mãe”, que até hoje dá origem aos pães que saem das fornadas. Para que não se perca a tradição, os funcionários responsáveis pela produção dos pães sempre deixam um pedaço da massa mãe guardado.

O carro-chefe é o pão de calabresa, com receita italiana contém recheio de provolone, calabresa e mozarela. Mas o pão de quatro queijos, tomate seco e berinjela também são bastante pedido. 

Endereço: Rua Rui Barbosa, 121, Bela Vista – GOOGLE MAPS.
Contatos: (11) 3141-4166 (WhatsApp)
Horário de funcionamento: segunda-feira das 14h às 20h/terça a quinta das 7h às 20h/sexta e sábado das 7h às 20h/domingos das 7h às 15h.
 

3. 14 de Julho 

Fundada em 1897 por Rafaele Franciulli, é cuidado há duas décadas pelo membro da família e chef Alexandre Franciulli, inclusive, seu Cannoli foi eleito o número um de São Paulo.

Os pães recheados e demais tipos oferecidos pela padaria são conhecidos por manterem o sabor fiel da Itália. 
Outra característica do local, é que é exigido assim como na colônia italiana que os produtos sejam expostos ao alcance das mãos e dos olhos. Todos frescos, feitos praticamente todos os dias, de forma artesanal e o forno utilizado para fabricar os pães italianos são os mesmos há quase um século. 

Doces, massas e demais produtos também são bastante valorizados pelos clientes os devido à qualidade, pois a 14 de julho negocia com fornecedores brasileiros e estrangeiros os produtos de maior qualidade da tradição da comida italiana para que seja possível preservar sua essência.

Endereço: Rua Quatorze de Julho, 92, Bixiga – GOOGLE MAPS.
Contatos: (11) 3105-3215/ (11) 3106-1512
Horários de funcionamentos: segunda 12h30 às 20h / terça a sábado das 7h às 20h30/ domingo das 7h às 18h 
Mais informações: Facebook,, Site Oficial
 
 
 
4. Padaria Carillo 

Fundada em 1912, mantém de forma leal a mesma receita de pão italiano de sua fundação e produz seus pães no fogão a lenha aos olhos de seus clientes. Hoje a padaria é cuidada pelos bisnetos do fundador, Guilherme e Gabriel Carillo.

Além dos pães ao estilo italiano, os recheados também são muito pedidos. Ainda em 2021, os donos pretendem abrir novas instalações para ampliar e repaginar o ambiente, trazendo um ar mais moderno e também para estender a quantidade de serviços e produtos.

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 29, Agua Rasa – GOOGLE MAPS.
Contatos: (11) 2605-4045
Horários de funcionamento: segunda à sexta, das 06h às 20h / sábado e domingo, das 4h às 20h. 
Mais informações: Site OficialFacebook, Instagram
 
 
 
5. Padaria Lisboa

Fundada em 1913, atualmente é comandada pela 4ª geração da família e está localizado no famoso bairro da zona leste Tatuapé. Embora mantenha a tradição familiar, possui ambiente moderno e muito visitada e recomendada pela qualidade dos alimentos. Inclusive, chefes, como Felippe Gastronomeu a recomendam. Não só pelo sabor dos pães e outros itens do cardápio, mas pelo atendimento diferenciado e variedade de produtos.

Endereço: Praça Silvio Romero, 112, Tatuapé – GOOGLE MAPS.
Contatos: (11) 2295-9444/ (11) 96601-9392
Horários de funcionamento: segunda a domingo, das 6h às 22h.
Mais informações: Site Oficial, Facebook, Instagram
 
 
6. São Domingos

Fundada em 1913 pelo Calabrês Domenico Albanese, a padaria agora é comandada pelo bisneto Silvio Albanese e sua irmã Eliana. Eles não só mantém a fermentação natural na produção os pães, livres de produtos químicos e feitos de maneira artesanal, como itens, como um dos fornos, que está ativo desde o ano da inauguração da padaria. 

O local e a própria família estão muito ligadas à tradição oral e histórias relacionadas a São Domingos, por isso, é fácil encontrar vestígios dessa ligação no espaço.  A Padaria São Domingos abastece restaurantes como Andiamo, La Pasta Gialla, Le Jazz e Jardim di Napoli. 

Endereço: Rua São Domingos, 330, Bela Vista – GOOGLE MAPS.
Contatos: (11) 3104-7600 / (11) 3242-3677 / (11) 94142-0102
Horários de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 19h / sábado, das 7h30 às 20h/ domingo e feriados, das 7h30 às 15h.
Mais informações: Site Oficial, Instagram
 
 
7. Basilicata

Fundada em 1914 por Filipe Ponzio, tio-bisavô de um dos quatro sócios atuais, a Basilicata mantém aspectos do local preservado desde a época de sua fundação e que passaram de geração em geração, como um dos fornos, que é de pedra e alimentado à lenha. 

O local de uma pequena lojinha apertada, tornou-se um ambiente charmoso e autentico, visando à acessibilidade e infraestrutura para receber seus clientes de forma mais confortável e acolhedora, foram feitas até adaptações para cadeirantes, entre outras necessidades. 

Além dos famosos pães Italianos, a padaria oferece produtos importados, como azeites, molho de tomates, queijos, salames, grande variedade de vinho, entre outros itens. 

Restaurantes como Ráscal, Gigetto, Lélis, Roperto, Bassi e Mexilhão servem as brusquetas e torradas com os pães produzidos pela padaria. 

Endereço: Rua Treze de Maio, 596, Bela Vista – GOOGLE MAPS.
Contatos: (11) 3289-3111
Horários de funcionamento: segunda a sábado, das 07h30 às 23h30/ domingos, das 07h30 às 17h/ feriados, das 07h30 às 22h.
Mais informações: Site OficialFacebook, Instagram
 
 
Confira as melhores padarias em cada região de São Paulo: 
 
 
 
 
 
Fontes: Matéria da Uol -  Folha de São Paulo - Olhar Turístico
 
#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/