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Atualizado em: 08.dez.2023
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Como corretores de imóveis podem evitar a procrastinação?

Tarefas pouco dinâmicas podem ser um desafio para o corretor de imóveis

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A profissão de corretor de imóveis é dinâmica e desafiadora, exigindo iniciativa e dedicação. No entanto, a procrastinação pode se tornar um obstáculo, afetando a produtividade e o desempenho, principalmente em tarefas mais “paradas”. Isso porque, apesar de não ser uma regra, o perfil de corretor de imóveis é o de alguém extrovertido e que prefere partir para a ação. Por isso, tarefas relacionadas a planejamento, mais solitárias e que exigem mais concentração podem ser um desafio.

Por isso, no artigo de hoje você confere algumas estratégias para evitar a procrastinação e manter o foco. 

 

Organização e planejamento

O primeiro passo para evitar a procrastinação é se organizar. Afinal, é preciso saber o que você precisa fazer e quanto tempo tem para isso antes de colocar a mão na massa. Mas, entre organização e prática, ainda é necessário se planejar. Abaixo, listamos alguns itens simples para isso.

 

Faça uma lista de tarefas

Escolha uma ferramenta, pode ser papel e caneta, um aplicativo no celular ou mesmo abrir algum programa de texto no computador. Então, comece a listar todas as tarefas que estão na sua cabeça. Quando terminar, separe esses itens conforme o prazo — se não tiver um prazo externo, é importante que você determine um. Você pode separar por mês e, então, por semana, até chegar a uma lista de tarefas diárias.

Ao riscar as tarefas concluídas, você terá uma sensação de realização e motivação para continuar.

 

Estabeleça metas diárias

Com a lista que você anteriormente — a que você dividiu entre meses e semanas — no início de cada jornada de trabalho, escolha aquelas que você fará naquele dia. É importante definir metas específicas para cada dia de trabalho. Isso ajuda a manter o foco e a motivação para concluir as tarefas.

Além disso, fazer esse processo diário ajuda a gerenciar melhor todas as demandas. Por isso, não faça um roteiro rígido para a semana, até porque imprevistos podem acontecer e é comum ter que remanejar seu dia. Lembre-se de não sobrecarregar sua lista, porque atender todos os itens pode significar sobrecarga e não atender pode gerar frustração. Seja razoável.

 

Estabeleça seu horário de trabalho 

Crie um horário de trabalho definido. Determine períodos específicos para prospectar, mostrar imóveis, responder e-mails, etc. No mundo real, nem sempre é possível seguir esse planejamento a risca, mas é importante ter algum roteiro para não abrir espaço para a procrastinação. 

Não se sinta frustrado se precisar fazer adaptações. Com o tempo, você pode mudar suas exigências também, ao identificar quais horários são melhores para determinados tipos de tarefas.

 

Elimine as distrações

corretor de imoveis

Imagem: Freepik

Agora que você já sabe o que precisa ser feito, é importante eliminar qualquer oportunidade de distração que te desvie dos seus objetivos.

 

Organize seu ambiente de trabalho

Mantenha seu ambiente de trabalho limpo e organizado. Um espaço de trabalho ordenado pode ajudar a manter o foco. 

 

Desligue as notificações

Reduza as distrações desativando notificações de redes sociais e e-mails durante o horário de trabalho. Evite checar o celular e a caixa de entrada também, para isso, separe intervalos durante o dia. Assim, você consegue finalizar tarefas que já começou, mas sem deixar ninguém sem resposta por muito tempo.

 

Intervalos programados

também é importante que você faça pausas regulares para relaxar e levantar da cadeira. O descanso adequado pode aumentar a produtividade, muito mais do que se manter em uma tarefa sem pausas.

 

Melhore suas habilidades de gestão do tempo

 

Técnica Pomodoro

Experimente a técnica Pomodoro, trabalhando por 25 minutos e fazendo uma pausa de 5 ou 10 minutos. Isso ajuda a manter o foco e evita a exaustão mental. 

Isso também ajuda quando seus pensamentos vagueiam para fazer qualquer outra coisa, como checar suas mensagens pessoais ou mesmo levantar para um café. Com essas pausas, você pode verificar quanto tempo falta para a próxima pausa sem sentir culpado ou ceder aos impulsos de parar a todo momento.

 

Priorização eficaz

Identifique tarefas que contribuem mais para seus objetivos e comece por elas. Isso evita o adiamento das tarefas importantes. 

Não há uma regra universal, é preciso testar e identificar o que funciona melhor para você. Você pode começar pelas tarefas mais rápidas para receber um jato de satisfação, ou começar por aquelas mais difíceis porque no início do dia você se sente mais disposto. 

Há quem diga que fazer tarefas parecidas em sequência ajuda a otimizar o tempo, mas há pessoas que podem se sentir entediadas com isso e preferem intercalar diferentes tipos de atividades. 

Experimente e descubra o que funciona melhor para você.

 

Delegue tarefas

Quando possível, delegue tarefas, permitindo que se concentre nas atividades que realmente demandam sua experiência. 

 

Motivação e disciplina

É importante lembrar que pessoas não são pessoas 100% racionais nem agem como robôs, é preciso considerar suas emoções, sentimentos, saúde e as variações que tudo isso traz no dia a dia. Por isso, trabalhar suas motivações pessoais é fundamental não apenas para manter a disciplina, mas também para se manter satisfeito e feliz pessoal e profissionalmente.

 

Recompensas por conclusão de tarefas

Ao concluir uma tarefa, recompense-se. Isso cria um estímulo positivo para cumprir objetivos. Tome cuidado com o tipo de recompensa, no entanto. Por exemplo, tomar um café a cada tarefa concluída pode acabar resultando em uma quantidade não saudável de cafeína ingerida ao longo do dia. Por isso, varie entre cafés, um lanche saudável, levantar da cadeira para olhar pela janela, se alongar, assistir a um vídeo curto ou videoclipe, ler o capítulo de um livro, etc.

 

Visualize seus objetivos

Mantenha seus objetivos claros e visualize os benefícios de completar as tarefas diárias. Isso pode aumentar sua motivação intrínseca.

Há alguns recursos para isso, como listas, vision boards, afirmações diárias, entre outros.

 

Persistência e resiliência

Nem sempre tudo vai sair como planejado, na verdade, dificilmente você consegue atender 100% do planejamento que faz. Por isso, aceite as falhas, aprenda com elas e siga em frente com determinação. Encare seu planejamento como um guia flexível que está ali para ajudar, não como um caminho rígido que gere estresse e frustração.

 

Conclusão

Lidar com a procrastinação requer disciplina e prática constante. Identificar suas principais distrações e implementar estratégias que se adaptem ao seu estilo de trabalho pode ajudar a minimizar o impacto da procrastinação e aprimorar sua eficiência como corretor de imóveis.

Confira outras dicas para corretores de imóveis em nossos artigos. E acompanhe o Portal para não perder nenhuma novidade!  

 

Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
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