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08.jun.2021
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Grupos de bike em São Paulo

Excelente fonte de lazer, além de complementar a manutenção da saúde física e mental

Imagem Grupos de bike em São Paulo
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Em São Paulo, o ciclimismo urbano já ganhava forma antes mesmo da pandemia por Covid-19 e ganhou  ainda mais destaque quando milhares de ciclistas amadores e apaixonados pelo esporte desceram a estrada de Santos,  – Pedal Anchieta 2019 - formando o maior congestionamento de bicicletas da história do país, em 01 de dezembro.

Imagem: São Bernado Info

Imagem: Rádio Imprensa

Com  o isolamento social,  a necessidade de  sair de casa para se sentir  mais livre se tornou vital no Brasil e no mundo - um dos principais fatores que justifica o boom nas vendas e buscas por serviços de reparos  e manutenção de bikes nos últimos tempos.

Só no ano de 2020, o aumento das vendas foi de 118% em comparação com o mesmo período em 2019, segundo dados levantados pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de bicicletas). Um dos motivos da aquisição de bikes em massa foi a OMS (Organização Mundial da Saúde) ter fortemente recomendando o uso. Isso porque o veículo se tornou uma das melhores alternativas para quem precisa se locomover, pois evitam aglomerações que em meios de transportes compartilhados, como metrô e ônibus, acabam ocorrendo.

O argumento foi reforçado pelo infectologista Michel Soane, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Euroimmun, que deixou claro que embora a principal recomendação para se proteger do vírus seja ficar em casa, a bicicleta é a forma mais segura de se locomover.

“Além de limitar o contato físico, ela é usada em espaço aberto, que permite rápida dispersão das partículas virais. Ao mesmo tempo o indivíduo está praticando uma atividade física, que ajuda na prevenção de doenças e manutenção da imunidade”, explica Soane.

Com parques e outros locais de entretenimento fechados ou com seus horários de funcionamento diminuídos de forma significativa, a bicicleta também  é uma forma de lazer que ajuda as pessoas a lidarem melhor com o estresse, medos e ansiedade advinda do período.

Ao pedalar pela cidade, diferentes cenários são apresentados aos olhos e isso tira o indivíduo de um condicionamento mental, trazendo novos elementos, sensações e aguçando seus sentidos. Consequentemente, ajuda o praticante a relaxar, voltar-se para o agora e equilibrar-se.

 

Os Grupos de Bike de São Paulo

Atualmente, existe na cidade de São Paulo mais de 80 grupos de pedal, aliás, muitos deles cresceram durante a pandemia, porque muitos dos novos praticantes são amadores e/ou conhecem pouco as melhores rotas para pedalar na sua região. Sendo assim, integrar-se a grupos traz mais segurança, ajuda-os a se familiarizarem com os percursos e motiva-os com maior ritmo e tempo da pedalada.

Conhecer pessoas novas e que possuem os mesmos interesses e afinidades também é uma das razões que leva as pessoas a se juntarem a grupos de pedal, embora esse “socializar” esteja limitado no momento devido às restrições de segurança de Covid e que a própria atividade exige.

Grupo: Pedal IBAB Bike Point (Imagem: Instagram)

 

O bacana para quem está ingressando nesses grupos é que, devido à quantidade deles, é possível encontrar aquele que se encaixa  ao  perfil do atleta, estilo de pedal, capacidade física, localização, horários, dias da semana disponíveis e percursos mais atrativos.

Como a capital é muito grande, separamos através dos links abaixo os grupos de bike mais conhecidos de São Paulo por região, para facilitar a busca, veja:

 

Os modelos de bicicletas mais procurados

Os modelos mais procurados de bicicletas são as chamadas “bicicletas de entrada”, que custam em torno de R$ 800,00 a R$ 2.000,00, e as mountain bikes, que são mais encorpadas, utilizadas em estradas de terra. Já as elétricas, embora ainda não tenham tantas vendas invertidas devido ao seu valor elevado, muitas vezes próximos de motos e motocicletas, a procura vem aumentando a cada dia, revelando seu grande potencial de mercado. Na Europa, por exemplo, elas já são bastante utilizadas.

Inclusive, a busca por serviços de reparação e manutenção de bikes está em alta, pois muitas pessoas estão tirando a poeira delas guardadas nas garagens e levando-as para consertos ou fazendo melhorias para que voltem à ativa com mais conforto e eficiência.

O problema é que com tamanha demanda o mercado está em falta em relação a muitos produtos, porque a maioria das matérias-primas é importada. As fábricas, por sua vez, tiveram que reduzir o ritmo de produção. Ou seja, fatores consequentes do período pandêmico afetaram a cadeia e justificam o déficit na produção, seja de peças para as antigas bicicletas ou de modelos novos.

Fontes:

Portal de notícias Yahoo;

Portal de notíciasFolha Uol;

Portal de notícias Época;

Portal de notícias Estadão;

Blog Guru Pedal Power

 

Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
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