Mercado imobiliário
Atualizado em: 30.mai.2023
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Vou vender minha casa. Por onde começar?

Conheça o passo a passo para uma negociação segura

Imagem Vou vender minha casa. Por onde começar?
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Colocar um imóvel à venda pode ser um processo tranquilo, rápido e sem transtorno desde que o proprietário conheça alguns procedimentos padrões. Seguindo passo a passo para que toda a negociação ocorra com sucesso e de forma rápida, sem traumas.
 
Mas, afinal, ao decidir vender o imóvel, qual é o primeiro passo? Por onde começar? 
 

1º passo: verificar toda documentação do imóvel e dos vendedores

 
É extremamente comum os vendedores passarem por todos os passos seguintes e quando chega ao último passo descobrem que faltou averbar a certidão de casamento na matrícula do imóvel. Assim, converse com algum especialista, seja ele contador, advogado, despachante (geralmente mais barato), pois é frustrante perder uma venda por um pequeno detalhe que na prática, poderia ter sido resolvido logo no 1º passo. 
 
Recebida a informação é possível seguir os próximos passos, mesmo que essa correção na documentação aconteça nesse processo de venda do imóvel que geralmente pode levar alguns meses.
 
 
Crédito da Foto: Freepik
 

2º passo: conheça o valor de mercado do seu imóvel

 
O passo seguinte na hora de vender um imóvel é saber o seu valor de mercado. Portanto, ao resolver vender um imóvel, o proprietário (vendedor) deve procurar por uma avaliação do imóvel.
 
É muito comum vislumbrarmos valores maiores, seja por opiniões de terceiros ou até por supervalorizarmos nosso patrimônio.
 
E, como fazer essa avaliação de imóvel?
 
Uma opção bastante moderna e eficaz é acessar os Portais Imobiliários que atuam em sua cidade e consultar imóveis no mesmo perfil da sua propriedade a ser vendida, levando em consideração a metragem, número de dormitórios, vagas de garagem, idade do imóvel, acabamento e localização. 
 
 

3º passo: avaliação do imóvel

 

Já com a base de preço em mente, o proprietário deve solicitar uma avaliação do imóvel em pelo menos três imobiliárias localizadas próximas do imóvel. Normalmente, este serviço é gratuito.
 
Porém, é importante alertar que alguns especialistas usam a técnica de avaliar o imóvel com valores um pouco mais altos para ter com ele a iniciação da venda, porém após alguns meses, acabam desvalorizando muitas vezes 10% a 20% do valor inicialmente avaliado, acabando perdendo meses valiosos. Por isso, é muito importante ter no mínimo três avaliações para conseguir levantar uma média mais realista.
 
 

4º passo: divulgação do imóvel

 
 
Com o valor inicial do imóvel definido, deve se iniciar o processo de venda do imóvel. O ideal é colocar o imóvel à venda para algumas imobiliárias e corretores iniciarem o processo de venda, após sentir confiança na tratativa.
 
O Grupo SP Imóvel oferece uma excelente opção para divulgar o imóvel à venda para mais de 1.500 imobiliárias filiadas aos portais com um único cadastro.
 
Portanto, o proprietário não terá o trabalho de buscar, ligar e visitar as imobiliárias. E o melhor de tudo: o anúncio é gratuito e por tempo indeterminado.
 

Como fazer o cadastro do imóvel à venda nos portais do Grupo SP Imóvel?
 
O proprietário (vendedor) deve acessar o site do SP Imóvel ou do seu respectivo portal (depende de cada região) e clicar em “Ofereça seu imóvel”. Preencher o formulário com a descrição detalhada do imóvel à venda, colocar os contatos e inserir fotos do imóvel. 
 
Depois de realizado o cadastro, o proprietário (vendedor) receberá no e-mail cadastrado, a confirmação do anúncio de seu imóvel que ficará disponível em área restrita para que os corretores e imobiliárias entrem em contato para solicitar a intermediação da venda.
 
*Acesse aqui e confira a matéria: Como fotografar o imóvel com celular?
 
Somente as imobiliárias conveniadas ao Portal terão acesso ao anúncio de seu imóvel para intermediação da venda. E a qualquer momento, o proprietário (vendedor) poderá editar ou excluir o anúncio do cadastro.
 
Com esta ampla divulgação às imobiliárias, o processo de venda do imóvel se torna muito mais ágil. Não importando em qual imobiliária o cliente seja atendido, e sim, que o imóvel estará lá para ser oferecido.
 
 
 
Uma dica: solicite que as imobiliárias anunciem seu imóvel nos Portais do Grupo SP Imóvel e outros. 
 
 
Mas, então, o que NÃO é sugerido fazer?
 
Não é indicado criar um anúncio direto ao consumidor final, por não ter um acompanhamento profissional especializado em todo processo de venda. Pode ser até arriscado tanto para o vendedor como para o comprador. Vale ainda ressaltar que o profissional terá diversos argumentos técnicos de venda, além de ter respaldo técnico jurídico de uma imobiliária ou de um colega advogado para responder questões ligadas a documentação e financiamento.
 
Outro detalhe importante é sobre a visita ao imóvel. Procure sempre estar acompanhado de um corretor, pois costuma ser mais seguro, visto que o cliente costuma ter um pré-cadastro na imobiliária com os dados desse comprador.
 
Tudo que envolve venda de imóveis, geralmente acarreta em muitas questões emocionais, tanto por parte de quem está vendendo como de quem está comprando. Assim, a função desse corretor de imóveis é justamente tentar responder, apaziguar e intermediar tudo que envolve essa venda. 
 
 
Veja algumas dicas para boas fotos do anúncio do imóvel
 
 

Crédito da Foto: Freepik
 
Organização e limpeza do espaço
 
O primeiro ponto é organizar e limpar os espaços na hora de tirar as fotos para o anúncio do imóvel. Portanto, recolha o lixo, roupas, calçados, as bagunças, os brinquedos que estão fora do lugar, guarde os produtos de limpeza, feche a tampa do vaso sanitário, pois o ambiente precisa passar por boa impressão.
 
Outra dica valiosa é não deixar aparentes objetos religiosos, políticos e de futebol. 
 
 
Iluminação
 
 
Cuidado com a iluminação. Descubra quais são os momentos de maior luz solar em cada ambiente, para que as fotos possam ser tiradas nestes momentos. A luz solar assegura imagens de melhor qualidade e também mostra como é a iluminação.
 
 
Melhor ângulo do ambiente
 
Procure tirar as fotos de 2 ou 3 ângulos diferentes de cada ambiente. 
Faça sempre a opção de se posicionar na altura do olhar, porém, tenta testar outros ângulos para enquadrar o máximo do acabamento de cada ambiente, pois o que o cliente quer ver é o acabamento do ambiente e não um sofá que não integrará a venda do imóvel, por exemplo, ou seja, tente tirar foto do piso, do gesso, dos armários embutidos, da porta da varanda, da pia de mármore, do balcão, da vista privilegiada (quando houver) tentando valorizar ao máximo o que tem de bom naquele ambiente.
Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
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