Mercado imobiliário
01.jun.2021

Financiamento Imobiliário impulsiona vendas de imóveis em São Paulo

Bancos criaram novas modalidades do crédito imobiliário


A pandemia mostrou para muitos novos conceitos e necessidades adicionais ao lar. E aliado às baixas taxas dos juros e às diversas linhas de crédito que os bancos oferecem, o financiamento imobiliários têm impulsionado as vendas de imóveis na cidade de São Paulo.

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 18,35 bilhões em março de 2021 quando financiaram 81,9 mil imóveis nas modalidades de aquisição e construção. Esse foi o maior número de imóveis financiados em um único mês. 

Já no mês de abril registrou 16,7 bilhões de financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do SBPE, quando financiaram 70,1 mil imóveis. 

E os resultados continuam surpreendendo. No primeiro quadrimestre de 2021 somaram 59,91 bilhões de financiamentos imobiliários, uma alta de 122,3% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram financiados 258,59 mil imóveis.

Com esse resultado, o primeiro quadrimestre de 2021 foi o melhor desde 1994, quando começou a série histórica da Abecip.

De acordo com o relatório do Banco Central, os dados comprovam a boa fase do crédito imobiliário no país. Só no mês de janeiro de 2021, somou R$ 735.855.905.827,36 em operações de crédito destinadas à construção, reforma, ampliação e aquisição de unidades residenciais e comerciais. No mês seguinte também é possível notar crescimento ao registrar 743.061.438.777,98 financiamentos.

Desde 2012, quando começou a série histórica do Portal dos Registradores de Imóveis, que  armazena todos os dados de transferência de bens imobiliários de quase todo o Brasil, nunca financiou tanto imóvel como agora.  O ano de 2020 bateu o recorde de alienação fiduciária, ou seja, de financiamentos imobiliários com o imóvel em garantia, quando somou 79.299 registros.

O crédito para imóveis voltou a ser atrativo e às baixas taxas de juros estão entre os principais motivos para o crescimento na busca para comprar imóveis. Os bancos também criaram novas linhas de financiamento imobiliário para poder atender os mais variados perfis de público, pois as taxas de juros estão abaixo da média.

Para cada tipo de público, um índice de correção diferente. Contudo, cada comprador precisar estudar o seu orçamento financeiro analisar a vantagens de cada linha e avaliar as condições e os riscos que vão querer correr a curto, médio e longo prazo. Se a ideia for amortizar esse financiamento em um curto período, talvez, o interessante seria arriscar nas novas modalidades, IPCA ou Poupança, porém, se a ideia é a longo prazo, nos 30 anos, a TR é a recomendada, mesmo que neste cenário pareça mais cara, porém o risco será menor com as taxas iguais durante os 360 meses. 

Portanto, em nosso atual cenário, ao optar por um financiamento imobiliário é preciso analisar a vantagens de cada linha e avaliar as condições e os riscos que vão querer correr a curto, médio e longo prazo. Caso queira saber mais, aconselhamos ler nossos artigos:

 

Para comprar um imóvel através de financiamento imobiliário precisa ter planejamento financeiro, mas, mesmo assim, comprar o imóvel próprio é o melhor investimento de uma família, pois o financiamento imobiliário possui a menor taxa de juros do mercado de crédito e após quitar o imóvel, o investimento se torna uma realização, além da segurança familiar.


E se você já possui financiamento imobiliário e deseja encontrar outro com taxas menores em outro banco é possível fazer a portabilidade do financiamento imobiliário. Leia a matéria completa e entenda como funciona.



E você está procurando um imóvel para comprar? 



Acesse o Portal SP Imóvel e confira as ofertas de aproximadamente 1.200 Imobiliárias anunciantes do Portal

 

 

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/