Financiamento
22.abr.2021

Qual o score ideal para o financiamento imobiliário?

O score interfere na aprovação do financiamento imobiliário


Ao financiar um imóvel significa que você vai comprometer pelo menos 30% da renda mensal da família por um longo período. Com isso, a instituição que vai disponibilizar esse “crédito” precisa ter segurança que o cliente terá capacidade de arcar com as despesas, pagar as prestações e apresentar um risco zero de inadimplência.


Para avaliar as condições de pagamento do solicitante do crédito, um dos requisitos que os bancos levam em consideração para aprovar ou negar o financiamento imobiliário é a pontuação do score deste cliente


Portanto, a pontuação do score é muito importante para quem deseja financiar um imóvel, pois se ele estiver muito baixo, a instituição bancária pode não liberar o crédito imobiliário. Lembrando que outros fatores também são levados em conta para aprovação do financiamento, como relacionamento com o banco, a renda mensal e eventuais pendências jurídicas.


Mas então, qual é o mínimo de pontuação do Score para conseguir um Financiamento Imobiliário?


De acordo com a SERASA, a pontuação pode variar de 0 a 1.000 pontos. Entre 300 e 700 pontos são considerados de risco médio, e entre 700 e 1.000, de risco baixo de inadimplência. Portanto, quanto mais próximo o seu score estiver de 1.000 pontos, será ideal para aprovação do crédito imobiliário e significará o quanto você é um bom pagador. 


Portanto, no financiamento imobiliário, a pontuação do score para conseguir o crédito é de no mínimo de 700 pontos.


E como faz para saber a pontuação do score?


A consulta da pontuação do Score é gratuita. Para ter acesso a pontuação do score é preciso acessar o site ou aplicativo do Serasa, informar o nome completo, data de nascimento, CPF e cadastrar uma senha. 


- Acessar o Site da SERASA - https://www.serasa.com.br/
- Clicar em Consultar CPF Grátis
- Digitar o CPF
- Efetuar um cadastro com senha


Esse tipo de consulta é individual, não é possível consultar o score de outra pessoa, apenas a própria pessoa pode acessar a sua pontuação, além das empresas autorizadas.


O Serasa obtém informações de instituições financeiras, como por exemplo, o crédito imobiliário. Já o SPC – Sistema de Proteção ao Crédito é responsável pela análise comercial, ou seja, voltado para o ramo dos lojistas. 


Quais as dicas para aumentar a pontuação do Score?

- Ter o nome limpo; 
- Pagar todas as contas em dia;
- Manter os dados cadastrais atualizados no site da Serasa.


Comprar um imóvel é um investimento a longo prazo  e isso significa que comprometerá boa parte do orçamento mensal da família, por isso é preciso ter um bom planejamento financeiro.


Leia também:

- O que é financiamento imobiliário?
- Qual é o melhor banco?
- Qual é o melhor índice no crédito?


E você está procurando um imóvel para comprar? 


Acesse o Portal SP Imóvel e confira as ofertas de aproximadamente 1.200 Imobiliárias anunciantes do Portal. 
 

 

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/