Financiamento
31.mar.2022

Seguro quita financiamento imobiliário em caso de morte ou invalidez?

Ao financiar um imóvel, o comprador é obrigado a contratar os seguros: DFI e MIP.


Para realizar o sonho da casa própria é fundamental se planejar e atentar-se ao máximo, principalmente, se a forma de pagamento for através do Financiamento Imobiliário, já que este exige uma série de detalhes.


Ao financiar um imóvel significa que você vai comprometer pelo menos 30% da renda mensal da família por um longo período. E isso, pode levar em média de 30 a 35 anos para quitar o saldo devedor.

A parcela do Financiamento Imobiliário é composta pelas taxas de: amortização, juros, tarifa de administração mensal e de Seguro. 


Seguro??? Sim...ao comprar imóvel por meio do financiamento imobiliário do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), o comprador é obrigado a contratar um Seguro de Morte e Invalidez Permanente e de Danos Físicos no Imóvel. 


Então, o seguro quita o financiamento imobiliário em caso de morte ou invalidez?


De acordo com o fundador do BuscaCredi ®, Marcio Palladino, sim, mas desde que o segurado faça parte da composição de renda. “Vamos supor que foi comprado em duas pessoas e cada uma tinha 50% da renda, tanto em morte quanto invalidez permanente, portanto, o seguro vai quitar o financiamento proporcional à renda da pessoa que passou pelo problema.” 


Ou seja, a quitação total ou parcial da dívida do crédito imobiliário vai depender do percentual de participação do componente na composição de renda. 


Conheça os seguros contratados no Financiamento Imobiliário:


 DFI – Seguro contra Danos Físicos ao Imóvel – tem por finalidade assegurar a cobertura de riscos de natureza material, tais como incêndio, explosão, alagamento, inundação, desmoronamento, destelhamento, entre outros, ocorridos no período do financiamento. O valor assegurado do DFI corresponde, na concessão do contrato, ao valor de avaliação do imóvel e, na evolução do contrato, ao valor atualizado da garantia. 


MIP – Seguro por Morte ou Invalidez Permanente – O seguro de morte e invalidez permanente permite a liquidação da dívida (ou parte da dívida quando houver mais de um participante no contrato de financiamento) na hipótese de falecimento do mutuário por qualquer causa ou invalidez permanente, seja por doença ou acidente. O valor assegurado do MIP corresponde, na concessão do financiamento, ao valor do financiamento e, na evolução do contrato, ao valor do saldo devedor. Os percentuais da alíquota deste seguro variam durante a vigência do financiamento, de acordo com a faixa etária de cada devedor.


Comprar um apartamento ou uma casa é um investimento de longo prazo  e isso significa que comprometerá boa parte do orçamento mensal da família, por isso é preciso planejar e estudar quais os bancos têm as melhores taxas do crédito imobiliário.


Uma taxa de juros mais alta será o suficiente para aumentar o valor da prestação e consequentemente o montante final que você terá de pagar. O nível de relacionamento do cliente com o banco interferirá na cota e taxa de juros da contratação do crédito imobiliário. Ou seja, é importante consultar mais de uma instituição bancária e avaliar as melhores alternativas de financiamento. Veja em nosso Blog: Qual é o melhor banco para Financiamento Imobiliário?


Por isso, é muito importante realizar simulações do financiamento imobiliário nos sites dos principais bancos, assim é possível ver quais instituições oferecem as melhores taxas do crédito imobiliário de acordo com o seu perfil. Nessas simulações é possível ter uma previsão das taxas de juros, seguros, amortização e dos valores das parcelas mensalmente. Leia em nosso BlogQual é a melhor taxa para o financiamento imobiliário?


Atualmente, as instituições financeiras disponibilizam diversas linhas de crédito com taxas de juros e condições de pagamentos diferenciados. Portanto, veja qual é o melhor índice que se enquadra nas suas condições financeiras. Confira em nosso BlogQual é o melhor índice no financiamento imobiliário: TR, Poupança ou IPCA?

 

Fonte: Cartilha da Caixa Econômica Federal

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/