Financiamento
07.jun.2021

Caixa anuncia possibilidade de pagamento parcial da prestação do financiamento

Banco permite redução de até 75% do valor da parcela mensal
Durante a transmissão ao vivo da coletiva de imprensa pelas redes sociais da Caixa Econômica Federal, na manhã desta segunda-feira, 7 junho, o presidente do banco, Pedro Guimarães anunciou medidas para auxiliar os clientes com seus contratos habitacionais neste momento de dificuldade econômica da população em meio à pandemia do coronavírus. 

A primeira medida anunciada foi à redução temporária de até 25% das prestações do financiamento imobiliário por seis meses. Ou de 25% a 74% do valor das parcelas do financiamento imobiliário por três meses. Já aqueles que necessitarem uma redução acima de 75% devem comprovar a perda de renda e passará por uma avaliação da Caixa. 

Pagamento Parcial da Prestação

Redução de até 25% da prestação por até 6 meses;
Redução de 25% a 74,99% da prestação por até 3 meses;
Redução acima de 75% da prestação, mediante comprovação da perda de renda e avaliação pela Caixa;
Solicitação pelo App Habitação CAIXA
 
O presidente Caixa também anunciou a possibilidade de PAUSA no Pagamento das Prestações do Financiamento Imobiliário para os clientes que estão recebendo o auxílio emergencial 2021 e o seguro-desemprego. 
O prazo máximo para pausar o pagamento das prestações é de seis meses. A solicitação deverá ser feita através do 0800 104 0104 ou pelo APP Habitação Caixa.

Segundo Guimarães, os valores não pagos do pagamento parcial e da pausa serão incorporados ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente, e não de uma única vez. “E você tem a opção de utilizar a redução de 25% em seis meses, não é que depois volta em um mês ou em seis meses. Vai voltar durante todo o tempo do crédito imobiliário na proporção.”

O objetivo da Caixa em promover esses estímulos é ajudar a população. “Queremos ajudar a população neste momento importante e proporcionar às famílias a possibilidade de reorganizarem financeiramente", declarou Guimarães.
 
De acordo com Robert Furden Jr., advogado e diretor na Faber Magna, consultoria de investimentos em imóveis, com essas medidas da Caixa, poderá haver uma estabilidade no mercado, pois os contratos poderão ser pagos até o fim. “O principal impacto é a viabilização da continuidade do contrato. Se ele for rompido, esse imóvel será consolidado em propriedade da Caixa e será repassado a terceiros, gerando traumas e custos para quem tomou o financiamento e também para o banco. Com essa flexibilização é possível salvar os contratos imobiliários, ou seja, haverá uma estabilidade para o mercado e uma grande probabilidade de que os contratos serão pagos até o fim. Dessa forma, reduzem-se os prejuízos gerais, pois a atividade maior do banco não é vender imóveis, e sim, o crédito. Logo, outros custos serão minimizados.”

Para o advogado, essas medidas deveriam ser mantidas mesmo após o período de crise. “Penso que essa estratégia deveria ser mantida como um produto adicional. Essa flexibilização de pagamentos e redução de parcelas deveria ser ofertada em situações gerais, não só na crise, pois as pessoas sempre terão problemas financeiros.”
 
 

E se a ideia é Financiar um Imóvel, confira abaixo, alguns dos principais temas abordados em nosso Blog que podem ajudar neste processo: 

 

Qual é o melhor banco para financiamento imobiliário?  

 
 



Acesse o Portal SP Imóvel e confira as ofertas de aproximadamente 1.200 Imobiliárias anunciantes do Portal. 

 

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/