Tudo sobre Locação de Imóveis
15.abr.2022

Vender ou alugar imóvel? O que vale mais a pena?

Aproveite e confira as principais vantagens de investir no setor

O mercado imobiliário é um grande atrativo para investidores de diversos perfis. Isso porque as possibilidades de investimento são variadas e, assim, adequar-se aos diferentes comportamentos. Uma das principais alternativas é investir em um imóvel de forma direta, ou seja, comprar uma casa, uma sala comercial ou um apartamento com o objetivo de rentabilizá-lo de alguma forma.

 

Nesse sentido, é preciso considerar que existem possibilidades de lucrar com o imóvel, sendo duas delas: por meio da locação imobiliária ou da venda. Por isso, muitos donos de propriedades se perguntam: como lucrar mais? Através da venda do imóvel ou do aluguel?

 

Alugar ou vender imóvel: eis a questão!

 

A verdade é que não existe uma resposta pronta para essa questão, uma vez que ela depende de cada situação. Por isso, o ideal é que o proprietário avalie seu perfil e seus objetivos.

 

No entanto, antes de descobrir se vale mais a pena vender ou alugar seu imóvel, que tal conferir as principais vantagens de investir em imóveis? Se você já está inserido no mercado imobiliário, pode descobrir novas possibilidades e, se ainda não está, pode se sentir motivado a começar.

 

Comprar ou alugar imóvel no Litoral Sul de São Paulo?

 

Quais vantagens de investir em imóveis?

 

Investir em imóveis é uma das formas mais tradicionais de investimento e, por isso, continua atraindo muitos indivíduos. Esse fato permaneceu favorecido, ainda, pelo cenário atual do mercado imobiliário, que viu seus resultados crescerem mesmo em meio à pandemia de Covid-19.

 

De acordo com dados da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), em 2021 foram vendidas 187.952 unidades, número 22,54% maior comparado às unidades vendidas em 2020, que era de 153.385. Esses resultados foram parametrizados entre janeiro e setembro de ambos os anos.

 

Enquanto o número de lançamentos também cresceu consideravelmente entre os dois anos, ainda mais com o fato de que entre 2020 e 2019, havia tido uma queda de 9,42%, que foi logo recuperada em 2021, com um acréscimo de 37,56%.



(Fonte: Indicadores Imobiliários Nacional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção )

 

Nesse sentido, muitas empresas reportaram que seus resultados no último ano foram os melhores em décadas. Assim, é esperado que, em 2021, o cenário seja de ainda mais crescimento, o que favorece os investidores do setor.

 

Em meio a tantas questões econômicas envolvidas, o mercado imobiliário manteve-se aquecido. E agora, em 2022 a previsão é de que não seja tão acelerado quanto 2021, devido ao aumento das taxas de juros do financiamento, redução do poder de compra de classes mais pobres e aumento do trabalho informal. Porém, mesmo assim, são estimados crescimentos imobiliários, mesmo que inferiores, comparados aos do ano passado.

 

Principais vantagens do investimento imobiliário

 

Abaixo listamos algumas das principais vantagens de investir em imóveis.

 

Segurança patrimonial

 

A economia estável não é garantia de que riscos não podem ocorrer com investimentos. Desse modo, os indivíduos se vêem diante de uma difícil decisão: investir em algo seguro, mas que apresenta pouca rentabilidade ou investir em algo que oferece riscos, mas que traz a oportunidade de alta rentabilidade?

 

A verdade é que, com o mercado imobiliário, essa escolha não precisa ser feita. Isso porque os investimentos praticamente não apresentam riscos e podem trazer altos rendimentos, o que faz com que o setor seja caracterizado por sua solidez e por sua estabilidade.

 

Rentabilidade

 

Ao investir em um setor, é necessário pensar na sua rentabilidade – afinal, esse é o principal objetivo da ação, não é mesmo? No mercado imobiliário a rentabilidade é mais uma das vantagens, uma vez que pode ser adquirida de diferentes formas.

 

Enquanto alguns investidores preferem comprar imóveis e revendê-los por um preço superior após um determinado período, outros decidem disponibilizar o local para a locação. Existe quem decide reformar o imóvel e, assim, elevar seu valor na venda final.

 

A escolha do aluguel é vista com bons olhos por muitos, uma vez que representa uma remuneração mensal regular, que pode ser muito benéfica para o orçamento do proprietário.

 

Pagamento facilitado

 

Os bancos facilitaram significativamente a transação de imóveis através do financiamento imobiliário, oferecendo taxas de juros baixíssimas e que colaboraram com o aquecimento do mercado imobiliário. Mesmo que em 2021 e 2022 essas taxas já tenham passado por alguns reajustes, elas continuam acessíveis e inferiores do que se era trabalhado anos atrás, ampliando os meios de se garantir mais propriedades.

 

Taxas de juros para financiamento imobiliário 2022
Taxa Selic subiu! Como fica o financiamento imobiliário.
Vale a pena financiar imóvel em 2022?

 

Além dos financiamentos, é possível, ainda, contar com os consórcios imobiliários, que são uma possibilidade para investidores que possuem condições financeiras de arcar somente com uma parte do valor total.

 

Mas afinal, o que é melhor: vender ou alugar meu imóvel?

 

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de investir no mercado imobiliário, chegou o momento de descobrir se, após comprar o imóvel com a finalidade de investimento, a melhor decisão é vendê-lo ou alugá-lo.

 

E para ficar mais fácil de associar à sua situação e necessidade, a seguir explicaremos os dois cenários, ok?

 

Quando vender o imóvel é a melhor opção:

 

O primeiro ponto a ser levado em consideração na venda de um imóvel é a inexistência de uma renda fixa recorrente, como ocorre com o aluguel – em que a rentabilidade é mensal. Contudo, nesse tipo de transação, o proprietário garante uma maior quantidade de dinheiro em curto prazo.

 

Além disso, essa é uma boa opção para proprietários que estão enfrentando problemas para alugar o imóvel. Isso porque um imóvel vazio é sinônimo de prejuízo, já que o dono é o único responsável pelas despesas do local, como manutenções, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), entre outros.

 

Quem deve pagar o IPTU do imóvel alugado?
5 razões para não deixar um imóvel sem alugar

 

É válido ressaltar, também, que o valor do imóvel deve ser definido de acordo com as características da propriedade, como por exemplo:

  • o número de quartos,
  • a localização,
  • a infraestrutura do bairro,
  • entre outras.

 

Como regularizar as documentações do imóvel?
Escritura do Imóvel: erros que devem ser evitados

 

Quando alugar o imóvel é a melhor opção:

 

Ao contrário do que ocorre com a venda, o aluguel fixo de um imóvel garante um rendimento financeiro fixo mensal, já que a locação é paga pelo inquilino com essa frequência. Ainda mais considerando que na locação mensal (fixa) está prevista em contrato um período mínimo de 30 meses.

 

Locação de imóvel residencial: Pode contrato com menos de 30 meses?
Contrato de aluguel de 30 meses: Posso sair antes?
Mitos e verdades sobre a locação imobiliária

 

Também existe uma prática muito comum e que tem sido cada vez mais aderida, que é o aluguel por temporada. Especialistas comentam que chega a ser mais rentável até, comparado à locação fixa. Nesse caso é muito importante que você, investidor, fique de olho em locais promissores e que estejam sendo cada vez mais valorizados.

 

Comprar imóveis para locação de temporada no litoral, vale a pena?
O que considerar ao comprar imóvel na praia?

 

Ou seja, a locação imobiliária acaba sendo uma excelente opção para os proprietários que desejam ganhar dinheiro de forma mais rápida e tendo um montante, a longo prazo, maior, comparado à venda imobiliária.

 

Além disso, a alternativa é favorável aos donos que não desejam arcar com todos os custos do imóvel, já que alguns deles ficam sob a responsabilidade do inquilino.

 

Quais são as obrigações do inquilino na locação residencial?
Quais são as obrigações do locador na locação residencial?
Reparo em imóvel alugado: quem deve pagar? Inquilino ou Proprietário?
Como reformar um apartamento alugado sem gastar muito
Proprietários: dicas para alugar imóvel mais rápido

 

Comprar ou vender imóvel alugado, pode?

 

Sim! Pode, desde que sejam seguidas algumas regras estabelecidas pela Lei do Inquilinato. Já compartilhamos aqui no Portal, um artigo baseado em uma conversa bem legal com a advogada e empresária, Dra Erika Uchôa, onde ela comenta sobre essa prática de compra e venda de imóvel com inquilino residente na propriedade, que pode ser uma excelente opção para você que pretende adquirir novo bem visando uma renda extra mensal.

 

É possível conferir todas as orientações através de vídeo e texto, através do link: Vale a pena comprar imóvel alugado com inquilino morando dele?

 

Fique de olho nos locais que tem passado por valorização imobiliária

 

Existem bairros, regiões e cidades que tem passado por uma forte valorização imobiliária, devido a inúmeros fatores. A Praia Grande é um grande exemplo disso, onde já divulgamos incríveis dicas através de textos e vídeos falando sobre sua enorme expansão econômica, populacional e imobiliária.

 

É uma região que merece muito a atenção de quem investe em imóveis, e por isso, estamos disponibilizando o fácil acesso à esses conteúdos, através dos links abaixo:

 

Metro quadrado 2022: Casas Praia Grande, Litoral Sul, SP
Metro quadrado 2022: Apartamentos Praia Grande, Litoral Sul, SP
Quais os melhores bairros da Praia Grande no Litoral Sul?

 

Seja qual for o melhor para você, conte com um profissional!

 

Seja na compra e venda ou na locação imobiliária é importantíssimo contar com um profissional te auxiliando e dando suporte ao longo de todas as tramitações, pois elas acabam envolvendo questões delicadas, inclusive legislação. Portanto, sempre tenha o respaldo de uma imobiliária ou especialista no ramo para te dar as devidas orientações, evitando transtornos.

 

E seja qual for, nós podemos te ajudar, através do anúncio gratuito da sua propriedade, tanto para locação quanto para venda!

 

Pode te ajudar:

Locação de Imóvel: é seguro alugar imóvel direto com proprietário?
Quais são as obrigações do locador na locação residencial?
Comprar imóvel usado, novo ou na planta? Qual é a melhor opção?
Entrada de financiamento VS Sinal de Compra de Imóvel: quais são as diferenças?

 

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/