Financiamento
30.nov.2021

Os bancos avaliam as condições jurídicas e problemas do imóvel no financiamento?

Veja se as instituições financeiras avaliam as condições físicas do imóvel
Ao financiar um imóvel já vimos em outros posts aqui no Blog que o comprador passa por uma avaliação de crédito. A instituição financeira avalia a capacidade de pagamento das prestações para evitar riscos de inadimplência, já que o financiamento imobiliário pode comprometer até 30% da renda mensal da família.

Para avaliar as condições de pagamento do solicitante do crédito, um dos requisitos é possuir o nome “limpo” e sem restrições. Será consultado em órgãos como: Serasa, SPC, BACEN e Receita Federal, Cartórios de protesto, Justiça Estadual e Federal etc. Os bancos levam em consideração para aprovar ou negar o financiamento imobiliário a pontuação do score deste cliente.

Mas e do imóvel? Os bancos avaliam as condições jurídicas e os problemas do imóvel no financiamento?

 “Sim, como o imóvel fica como garantia do empréstimo, os bancos precisam fazer essa análise: verificam se a documentação está em ordem e se a condição física do imóvel permite que ele seja dado como garantia. Por exemplo: imóveis em situação de reforma podem ter problemas nessa análise, mas também vai depender da política interna do banco e do estágio de andamento da reforma”, explica Bruno Gama, CEO da CrediHome.

Portanto, antes do comprador assinar o contrato de financiamento imobiliário, o banco vai precisar validar uma série de documentos e informações pessoais das partes envolvidas (comprador e vendedor) e do imóvel para garantir a segurança jurídica de toda negociação.

Após análise da documentação também é feito uma “Avaliação do Imóvel”, averiguar as condições do imóvel. A instituição bancária contrata uma empresa especializada para realizar a vistoria do imóvel e verificar as condições dele, e assim como, avalia aspectos estruturais e de mercado para emitir um laudo de avaliação, com um valor fixado para o imóvel em questão.

Assim, cada banco possui uma lista de documentos conforme a exigência de sua política interna. Veja abaixo quais são os principais documentos solicitados: 

Quais são os documentos necessários para a análise jurídica? 

Do imóvel: 

Apresentar matrícula do imóvel objeto do financiamento atualizada, emitida a menos de 30 dias;
 Cópia do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do ano corrente;
Apresentar CND;
Caso o imóvel esteja financiado em outro banco, apresentar VMD e boleto (se for o caso);
 
Comprador

Profissionais que trabalham no regime CLT e Funcionário Público:
Documento oficial de identificação com foto, como por exemplo, RG e CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
CPF, se não constar no documento de identificação;
Comprovante de endereço, podendo ser uma conta de luz, telefone, entre outros (Atualizado 30 dias);
Comprovante de estado civil (Certidão de nascimento ou de Casamento);
Três últimos meses de holerites;
Declaração de Imposto de renda (IRPF) com recibo de entrega;
Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS;
 
Documentos do(s) Vendedor (es)

Documento oficial de identificação com foto;
CPF, se não constar no documento de identificação;
Comprovante de estado civil (Casamento ou Nascimento);
Comprovante de residência emitido a menos de 30 dias;
 

A aquisição de um imóvel é algo que precisa ser analisada com cautela, pois existe uma série de detalhes a ser estudada. Por isso, é muito importante realizar simulações do financiamento imobiliário nos sites dos principais bancos, assim é possível ver quais instituições oferecem as melhores taxas do crédito imobiliário de acordo com o seu perfil. Nessas simulações é possível ter uma previsão das taxas de juros, seguros, amortização e dos valores das parcelas mensalmente. 

Uma taxa de juros mais alta será o suficiente para aumentar o valor da prestação e consequentemente o montante final que você terá de pagar. O nível de relacionamento do cliente com o banco interferirá na cota e taxa de juros da contratação do crédito imobiliário. Ou seja, é importante consultar mais de uma instituição bancária e avaliar as melhores alternativas de financiamento. Veja em nosso Blog: Qual é o melhor banco para Financiamento Imobiliário?


Atualmente, as instituições financeiras disponibilizam diversas linhas de crédito com taxas de juros e condições de pagamentos diferenciados. Portanto, veja qual é o melhor índice que se enquadra nas suas condições financeiras. Confira em nosso Blog: Qual é o melhor índice no financiamento imobiliário: TR, Poupança ou IPCA?

 

Caso queira conhecer mais sobre os programas de Financiamento Imobiliário de cada instituição bancária, aconselhamos ler nossos artigos:
 
#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
https://www.spimovel.com.br/